quarta-feira, julho 10, 2002

CURIOSIDADES PAULISTAS

"(...)Entre as armas fabricadas pelos revolucionários paulistas, a mais eficiente foi o morteiro "Major Marcelino", que ficou conhecido como "MMM". No primeiro teste feito com este morteiro morreram seu inventor, major Marcelino, e o coronel Júlio Marcondes Salgado, ficando ferido o próprio general Klinger.(...) "
Depois falam mal dos portugueses...
O exército tratado acima é o de São Paulo durante a Revolução de 32, quando metade da população paulista era composta por italianos.

"(...)Engenhoso recurso utilizado pelos paulistas na revolução foi a matraca , aparelho composto por uma lâmina de aço em contato com uma roda dentada. Girando a roda em grande velocidade, o atrito com a lâmina provocava tremendo ruído, semelhante ao de metralhadora ao disparar. Isso causava intenso pânico no inimigo(...)"
Daí que vem a expressão "cala essa matraca!"... hum...

"(...) SÃO PAULO SE RENDE, MAS VENCE
Entretanto, embora derrotada nas armas, a revolução paulista conquistou todos seus objetivos. E começara a conquistá-los logo ao iniciar-se.
No mesmo dia em que rebentou o levante, Getúlio Vargas decidiu nomear a comissão de constitucionalização. Em 25 de julho ordenou o alistamento eleitoral. Depois, ao convocar a assembléia constituinte, mostrava que aos vencidos caberia a vitória final.
Finalmente, com a revolução de São Paulo, o movimento tenentista entrou em franco declínio. "

Yep! Vê-se que essa história de "campeão moral" não nasceu na Copa de 78.